" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho."
                                   Marcos 16:15
Sermões
em áudio
Clique aqui:
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho. "
Marcos 16:15
Jesuseapalavra
.Com
Copyright
©
Todos os Direitos Reservados 2007-2012 Jesuseapalavra
Página Inicial /
Notícias /
Apoie Nosso Progeto
counter customisable
counter customisable
counter customisable
counter customisable
counter customisable
Meditação Matinal
Lição da Esc. Sabatina
Endereço das Igrejas
Estudos Bíblicos
Artigos
Culinária
Jovem
Mensagem
Vida cristã
Vida Saudável
Sermões em Audio
Vídeos
Momentos de Oração
Mural de Recados
Orkut
Fale Conosco
Quem é Jesus
Adventistas
Nisto Cremos
Ellen G. White
Estudos Bíblicos
Canais
Interação
Saiba Mais
Prev. do Tempo
Os Primeiros Cristãos

Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11:26

A igreja cristã começou em Jerusalém, mas o nome “cristão” surgiu muitos anos mais tarde e a muitos quilômetros de distância. Provavelmente esse nome tenha se originado como provocação por parte dos incrédulos.
Durante o ministério terrestre de Jesus, aqueles que O aceitavam eram simplesmente chamados de seguidores, que é o significado de “discípulo”. Jesus evitava aplicar a palavra “Cristo” (termo grego para “Messias”) a Si mesmo, provavelmente porque a expectativa popular associava o Messias a um líder político destinado a libertar a nação do jugo romano.
Após a ressurreição de Jesus, os que participaram do início do movimento foram mais comumente chamados de seguidores do “Caminho” (At 9:2; ver também At 19:9, 23; 22:4:14, 22). Eles também eram conhecidos como membros da seita nazarena (At 24:5).
O nome “cristão” provém da união da palavra grega Christos (“Cristo”) com uma terminação latina. É quase certo que os seguidores de Jesus não inventaram a palavra “cristão”; mas provavelmente esse foi um termo usado pelos gentios para ridicularizar os fiéis. Os judeus certamente não a empregaram, pois literalmente significa “seguidores do Messias”, e eles rejeitaram Jesus como o Messias.
Ali na cidade pagã de Antioquia, a nova religião criou raízes fortes. Aparentemente, o nome de Jesus como o Cristo estava constantemente nos lábios dos crentes, e seus vizinhos incrédulos criaram uma palavra para zombar deles. “Este nome foi-lhes dado porque Cristo era o principal tema de sua pregação, conversação e ensino”, escreveu Ellen White. “Os pagãos bem podiam chamá-los cristãos, uma vez que pregavam a Cristo e dirigiam suas orações a Deus por intermédio dEle” (Atos dos Apóstolos, p. 157).
Em seguida, ela acrescentou: “Foi Deus quem lhes deu o nome de cristãos. Esse é um nome real, dado a todos os que se unem a Cristo” (Ibid.). Assim, aquilo que os pagãos consideraram um insulto tinha, na realidade, dignidade e propósito divinos.
Tantas coisas acontecerem desde Antioquia! Tantas guerras travadas por assim chamados “cristãos”. Tanto sangue derramado. Como é triste a degradação desse nome real! Naquela época e hoje. Sou eu um verdadeiro cristão?

Meditação Matinal
14 de Agosto Terça